FAH-DPORT: Seminar on “O Teatro e a Literatura em Portugal e no Brasil” at Rui Cunha Foundation

Professora Larissa Catalão and Professora Manuela Carvalho, moderated by Professor Gabriel Araújo

13 Nov 2019

Rui Cunha Foundation

A Fundação Rui Cunha, e o Departamento de Português da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Macau, realizarão no, dia 13 de Novembro, Quarta-feira, às 18h30, na Fundação Rui Cunha a conferência O Teatro e a Literatura em Portugal e no Brasil.

Nesta conferência teremos como convidadas, as Senhoras Professoras Larissa Neves Catalão, do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Campinas, Brasil e a Professora Manuela Carvalho, do Departamento de Português, da Faculdade de Letras, da Universidade de Macau.

O Teatro e literatura no Brasil: algumas relações, será o tema da intervenção da Senhora Professora Larissa Catalão, onde serão apresentadas algumas relações entre teatro e literatura, tomando como exemplos peças brasileiras. O teatro é um gênero literário, mas com a particularidade de ser escrito para ser encenado. Assim, procurar-se-á compreender melhor as características do texto teatral, correlacionando-as a outros géneros como a comédia, o drama e a tragédia.

Vamos lá rebentar com isto”: os palcos e as páginas do teatro português contemporâneo, foi o título escolhido pela Senhora Professora Manuela Carvalho, para ilustrar a sua apresentação.

A frase do título, tal como o espectáculo de onde deriva – Padam Padam do Teatro Praga (2009), com texto de José Maria Vieira Mendes (publicado em 2016), é talvez emblemática de uma tendência que marca a dramaturgia portuguesa actual: a de uma relação complexa (entre a ruptura e o diálogo) com a tradição teatral escrita e representada em Portugal, a de uma fragmentação e incompletude da escrita dramática e do espectáculo.

Partindo de dois exemplos contemporâneos, nomeadamente o trabalho dos dramaturgos José Maria Vieira Mendes e Tiago Rodrigues, e respectivamente a colaboração com os dois colectivos Teatro Praga e Mundo Perfeito, pretende-se reflectir sobre como textos e palcos se articulam e se questionam mutuamente; como escritores e artistas de teatro respondem à contaminação de outras artes e media, num período particularmente rico do teatro português (última década).

Propõe-se, também, dar conta das características mais marcantes da criação teatral contemporânea em Portugal.

A sessão será moderada pelo Prof. Dr. Gabriel Antunes de Araújo, Professor do Departamento de Português da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Macau.

A conferência será proferida em língua portuguesa.

A Entrada é livre.

Contamos Consigo! Por Macau Mais e Melhor!

Source: http://ruicunha.org/frc/?p=22965

Fundação Rui Cunha