FAH-DPORT: The 14th Portuguese Language Speech Contest

1 Nov 2016

E31 - Student Activity Center Theater

Caros estudantes,

O Concurso de Eloquência em Língua Portuguesa para estudantes universitários das instituições de Ensino Superior de Macau, promovido pelo Departamento de Português, vai realizar-se no dia 1 de Novembro de 2016.

Quem desejar candidatar-se deve ler o regulamento e fazer a sua candidatura de acordo com o mesmo.

Melhores cumprimentos.

P’la Comissão Organizadora:

Aldino Dias

Regulamento:

REGULAMENTO DO 14.o CONCURSO DE ELOQUÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Universidade de Macau – FAH – Departamento de Português

Data de realização:  01.11.20161

1. O Concurso de Eloquência em Língua Portuguesa para Estudantes Universitários é organizado anualmente pelo Departamento de Português da Faculdade de Letras (FAH/DP) da Universidade de Macau.

a) dar expressão às várias comunidades linguístico-culturais de Macau.

b) promover e dinamizar o uso e o conhecimento da língua portuguesa por parte de alunos de nível universitário em Macau;

2. O Concurso de Eloquência em Língua Portuguesa para Estudantes Universitários tem os seguintes objectivos:

3. Pode candidatar-se ao presente concurso quem:

a) for aluno de um curso de Licenciatura de uma universidade ou de outra instituição de ensino superior de Macau e disso fizer prova;

b) não tenha a língua portuguesa como língua materna.

4. Os textos deverão:

a) ser elaborados exclusivamente pelos alunos;

b) ter originalidade e criatividade;

c) ser apresentados em prosa;

d) ter, no máximo, duas (2) páginas;

e) ser escritos em letra de tipo “Times New Roman”, tamanho, 12, a 1,5 espaços.

5. Os textos submetidos a concurso terão como tema “A Arte de Viver.

6. Os textos dos concorrentes deverão:

a) ser assinados com pseudónimo (nome fictício);

b) ter um título.

7. Entrega de textos e inscrições no Concurso:

a) Os textos dos candidatos da Universidade de Macau deverão ser entregues no Departamento de Português da Faculdade de Letras (FAH/DP) da Universidade de Macau (Edifício E21, 3.º andar, Sala 3094), obrigatoriamente até às 17:00 horas do dia 10 de Outubro de 2016.

b) Cada instituição será responsável pela selecção dos textos dos candidatos que a representam.

c) As candidaturas de alunos de outras instituições devem ser entregues obrigatoriamente até às 17h do dia 17 de Outubro de 2016 no Departamento de Português da Faculdade de Letras (FAH/DP) da Universidade de Macau (Edifício E21, 3.º andar, Sala 3094).

d) Cada candidato deve entregar dois (2) envelopes:

– num deles será colocado o texto com título, assinado com um pseudónimo (nome fictício escolhido pelo candidato);

– no outro será colocada a Ficha de Inscrição devidamente preenchida (anexa a este regulamento), cópia do cartão de estudante ou documento que comprove a frequência de uma instituição de ensino superior e  cópia do documento de identificação (BIR) ou passaporte.

No exterior de cada um dos envelopes deve figurar o pseudónimo.

Serão excluídos os textos que forem entregues sem pseudónimo.

8. A comissão de selecção de cada instituição de ensino escolherá, no máximo, quatro (4) candidatos.

9. No total serão apresentados doze a quinze (12 a 15) textos no 14.º Concurso de Eloquência em Língua Portuguesa para Estudantes Universitários, a ter lugar no dia 1 de Novembro do corrente ano, nas instalações da Universidade de Macau, no Auditório do Centro de Actividades Estudantis.

10. Os textos escolhidos não poderão sofrer qualquer tipo de alteração, devendo ser apresentados tal como foram elaborados.

11. A apresentação dos textos ocorrerá perante um júri convidado pelo Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau.

12. A apresentação de cada concorrente não deverá exceder os cinco (5) minutos.

13. Na apresentação pública, os concorrentes poderão ter junto de si uma cópia do seu texto para funcionar como mero auxiliar de memória. Todavia, será expressamente proibido efectuar a apresentação com base na leitura total ou parcial da referida cópia. Caso tal se verifique, o candidato será liminarmente excluído.

14. Após a apresentação pública, os concorrentes serão entrevistados individualmente pelo júri. Esta entrevista é parte integrante da avaliação dos concorrentes.

15. Os critérios de avaliação dos concorrentes incidirão sobre os aspectos seguintes:

a) qualidade e correcção do texto aos níveis vocabular, gramatical e de coerência textual;

b) dicção;

c) entoação e expressividade;

d) espontaneidade e fluência.

16. Haverá, para todos os finalistas, certificados de participação emitidos pelo Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau, sendo a entrega dos mesmos feita em cerimónia pública, com a necessária presença dos concorrentes vencedores, depois de efectuadas as entrevistas aos candidatos pelos membros do júri.

Clique aqui para obter a Ficha de Inscrição

A Comissão Organizadora,