Conferência Contacto Linguístico na Ásia e no Pacífico (LCAP 2016) Universidade de Macau 14-15 setembro 2016

Last updated:14 Sep 2016

Conferência

Contacto Linguístico na Ásia e no Pacífico (LCAP 2016)

Universidade de Macau 14-15 setembro 2016

A Conferência: descrição e objetivos

A primeira LCAP foi realizada com sucesso na Universidade de Macau em 2012, sob a organização do Departamento de Português, tendo congregado investigadores estabelecidos, assim como pós-graduados promissores.

À semelhança da primeira conferência LCAP, esta segunda edição é dedicada aos estudos sobre as múltiplas facetas do contacto linguístico e do multilinguismo na Ásia e no Pacífico, em geral. Como regiões intensamente multilíngues, a Ásia e o Pacífico, onde se inclui Macau assim como outras cidades e regiões vizinhas, têm sido centros de confluência de povos, línguas e culturas diferentes. Este facto, por si só, justifica uma reflexão académica e um intercâmbio de pesquisas e projetos em curso no âmbito do estudo do contacto linguístico.

Em linha com o tema subjacente à conferência – multilinguísmo e multiculturalismo, a edição atual é um esforço conjunto entre um grupo de docentes dos Departamentos de Português e de Chinês da Universidade de Macau.

Tópicos gerais

1. Contacto linguístico em ambientes urbanos
  2. Políticas de língua e de planeamento e municípios, regiões administrativas ou económicas especiais e países com contextos de multilinguísmo
  3. Línguas de contacto: estudos descritivos; estudos sócio-culturais
  4. Pidgins e crioulos
  5. Alternância de código (code-switching); transferência; empréstimo (borrowing)
  6. Documentação e revitalizacão linguística

Subcampos linguísticos em foco

Sociolinguística; Aquisição de Línguas; Bilinguísmo; Tipologia Linguística; Linguística Aplicada; Antropologia Linguística; Documentação Linguística;

Comissão Científica

Austin, Peter (University of London – SOAS)

Baxter, Alan (Universidade de S. José)

Cardoso, Hugo (Universidade de Lisboa)