FAH-DPORT-CIELA: A presença portuguesa na América do Norte reflectida na literatura – uma visão de conjunto

Prof. Onésimo Almeida

28 Mar 2019

E22 - G015

Prof. Onésimo Almeida

Universidade Brown EUA

Onésimo Teotónio Almeida é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros e Fellow do Wayland Collegium for Liberal Learning e do Center for Early Modern Studies, da Brown University. É autor ensaios e de escrita criativa. Co-dirige as revistas Gávea-Brown, Pessoa Plural e o e-Journal of Portuguese History, da Brown University.

A presença portuguesa nos Estados Unidos remonta pelo menos às últimas décadas do século XVIII, mas é durante o século XIX que ela cresce e se consolida. A partir dos finais desse século, começam a surgir livros de autores emigrantes, em português, aos poucos criando uma tradição literária que se desenvolve e consolida até hoje. A meados do século XX, começou a surgir uma literatura em inglês de autores luso-americanos e hoje é vasta e rica essa produção, que nos proporciona uma panorâmica abrangente sobre a experiência das comunidades portuguesas em terras americanas.

Prof. Mario Nunes
Email: marion@um.edu.mo