FAH-DPORT: 教青局推出語言學習應用程式“花拉村” DSEJ lança a aplicação para aprendizagem de línguas ‘Fala!’

13 Jul 2019

為向市民提供更便捷的學習渠道,豐富學習資源,教育暨青年局與澳門大學合作研發語言學習應用程式“花拉村”,並於7月12日在鄭觀應公立學校舉行啟動禮。出席啟動禮的嘉賓包括社會文化司司長譚俊榮,教青局局長老柏生及澳門大學副校長馬許願教授等。

譚俊榮於致詞時表示,特區政府為配合 “一中心”、 “一平台”的發展定位,致力推動三文四語的教育,培養學生的語言能力,並將致力培養中葡雙語人才作為重要的政策目標。他表示,基礎教育是語言學習的基礎,故特區政府十分重視學生的語言學習,透過組織暑期赴外語言學習教育活動、提供奬助學金支持學生赴葡升學、編制教材、推行網上學習資源、編制語言學習應用程式、開設社區課程等多方面的投放資源,為學生和市民提供多元的語言學習機會。

老柏生於活動上親身演示了“花拉村”的功能。有關應用程式設有8個不同的學習情境,內有中葡生活對話,並設真人發聲,音頻和語速均可操控。

教青局將定期更新“花拉村”的學習內容,並期望通過該應用程式的推出,為愛好語言學習的市民提供便利、實用及互動性強的學習資源,同時鼓勵廣大市民終身學習,更好地善用工餘時間進修。

“花拉村”已正式上架,Android和iOS系統的用戶均可透過相關平台免費下載及使用。

来源: https://portal.dsej.gov.mo/webdsejspace/addon/allmain/msgfunc/Msg_funclink_page.jsp?msg_id=72265

A fim de disponibilizar mais canais de aprendizagem, convenientes aos cidadãos, e de enriquecer os recursos de aprendizagem, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) e a Universidade de Macau (UMAC) cooperaram na investigação e desenvolvimento da aplicação para aprendizagem de línguas “Fala!”, tendo sido realizada uma cerimónia de lançamento na Escola Oficial Zheng Guanying, a 12 de Julho. A referida cerimónia contou com a presença dos seguintes convidados: Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam Chon Weng, Director da DSEJ, Lou Pak Sang, Vice-Reitor da Universidade de Macau, Professor Rui Martins, entre outros.

Alexis Tam referiu, no seu discurso, que o Governo da RAEM se dedica a promover o ensino de três línguas, quatro idiomas, de modo a responder ao posicionamento do desenvolvimento da RAEM, “um centro” e “uma plataforma”. Sendo assim, o Governo atribui grande importância ao desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos e considera a formação de quadros qualificados bilingues português- chinês como uma política importante. Ele afirmou que a educação básica é o alicerce da aprendizagem de línguas, pelo que o Governo tem prestado uma atenção especial ao ensino-aprendizagem das línguas dos alunos e, através da organização de actividades de aprendizagem e aprendizagem de línguas no Verão, bolsas de estudo para estudantes em Portugal, elaboração de material didáctico, recursos de aprendizagem online e aplicação de telemóvel, bem como cursos comunitários, fornece aos alunos e cidadãos uma variedade de oportunidades de aprendizagem de idiomas.

No evento, Lou Pak Sang fez a demonstração das funções da aplicação “Fala!”, que possui oito cenários de aprendizagem diferentes, com diálogos em português e chinês, onde são usadas vozes humanas reais, e função de ajustamento de volume e velocidade da fala.

A DSEJ actualizará, regularmente, o conteúdo de aprendizagem da aplicação “Fala!”, esperando, com o lançamento desta aplicação, proporcionar um recurso conveniente, prático e mais interactivo aos cidadãos interessados na aprendizagem de línguas, incentivar, em simultâneo, o público em geral a desenvolver uma aprendizagem ao longo da vida e a aproveitar, da melhor forma, o seu tempo livre em acções de aperfeiçoamento.

A aplicação “Fala!” já se encontra disponível para ser descarregada e utilizada, gratuitamente, nos sistemas Android e iOS.

Fonte: https://portal.dsej.gov.mo/webdsejspace/addon/allmain/msgfunc/Msg_funclink_page.jsp?msg_id=72265