SETA – 2021

SEMINÁRIO DE TESES EM ANDAMENTO

24 de Março de 2021

Convite: Apresentação de Projeto Acadêmico

Caros alunos dos Programas de Mestrado e Doutorado do Departamento de Português,

Como parte das atividades de formação de pesquisadores, a apresentação de trabalhos científicos em seminários e congressos acadêmicos é uma experiência fundamental. Nestes encontros, jovens e experientes investigadores têm a oportunidade de colaborar ativamente com pesquisas em andamento, o que permite um contínuo e necessário aprimoramento tanto das pesquisas quanto das áreas científico-acadêmicas envolvidas.

O Departamento de Português está, então, retomando o Seminário de Teses em Andamento (SETA – 2021) já realizado em alguns anos anteriores. Neste evento, os nossos estudantes de pós-graduação, em conjunto com os professores, terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos e partilhar sugestões para o seu desenvolvimento.

Os mestrandos em fase de elaboração de tese (2º. ano) e os doutorandos (especialmente os que têm bolsas da Universidade, da Faculdade ou do Departamento) terão um espaço garantido para apresentar os seus projetos acadêmicos em Mesas Redondas e todos os alunos em fase inicial de estudos (1º. ano) terão a possibilidade de interagir com colegas e professores, através das sessões de debate, com o objetivo de conhecer diferentes áreas de estudos do Departamento. Dessa forma, estaremos todos envolvidos.

Abaixo seguem informações gerais.

1 – Objetivos

O SETA – 2021 tem como objetivos:

• Proporcionar a oportunidade aos alunos de mestrado e doutorado de divulgar os seus trabalhos em desenvolvimento no âmbito dos programas de mestrado e doutorado em linguística, literatura, tradução e estudos históricos e culturais do Departamento de Português.
  • Promover a troca de informações e o debate acadêmico entre alunos e professores, a fim de serem partilhadas sugestões e orientações para o aprimoramento dos projetos acadêmicos que estão sendo desenvolvidos.
  • Divulgar as diferentes linhas de estudo contempladas pelos programas de pós-graduação.
  • Contribuir na preparação dos alunos para a organização e apresentação pública dos seus trabalhos, ao criar espaço para desenvolverem a sua competência linguístico-discursiva em língua portuguesa por meio do gênero acadêmico oral, fundamental para a defesa das suas teses.

2 – Organização geral (preliminar)

O SETA-2021 será organizado – preliminarmente – a partir de (uma) conferência(s) com experiente(s) pesquisador(es) e mesas redondas (constituídas pelos alunos).  Cada projeto acadêmico será apresentado em uma mesa redonda – com temas afins e duração de 1h30m –, formada por 1 aluno presidente, 4 (ou 3) alunos apresentadores e 1 ou 2 professores debatedores.

Importante: a duração de cada apresentação será de 15 minutos.

Mesa Redonda: 01h30m

Apresentação dos projetos:

1 hora

Aluno 01 15 minutos
Aluno 02 15 minutos
Aluno 03 15 minutos
Aluno 04 15 minutos
Sessão de debate:

Professores Debatedores 30/40 minutos
Audiência

OBS.: Organizaremos o encontro de forma a abrir espaço para apresentações online.

3 – Procedimentos

Os alunos deverão, em conjunto com os seus orientadores e de acordo com a fase em que o projeto de tese está, preencher a “Ficha para Apresentação de Projeto Acadêmico” (em anexo).

As fichas estão disponíveis em https://fah.um.edu.mo/wp-content/uploads/2021/01/FICHA-DE-INSCRICAO-PARA-APRESENTACAO-DE-PROJETO-ACADEMICO-SETA-2021-3.docx devem ser enviadas por email para o coordenador do evento, Professor Roberval Teixeira e Silva (robts@um.edu.mo), até no máximo dia 01 de Março de 2021.

O título do email deve informar o nome do aluno, acompanhado do nome do evento. Por exemplo: “ZHANG Yi (Ana) – SETA-2021”.

Obs.: Sublinhamos que diferentes projetos estarão em diferentes fases: mais iniciais ou mais finais. Entretanto, é importante que todos os alunos, em fase de elaboração de tese, tenham a possibilidade de organizar e apresentar o seu trabalho, na etapa em que está, para partilhar com colegas e professores e receber a colaboração de todos. Um trabalho acadêmico de alto nível é o resultado do empreendimento e cooperação de muitos profissionais!

Envidaremos esforços para que o evento seja um grande êxito no processo de formação de jovens pesquisadores do nosso Departamento!

Para quaisquer esclarecimentos, entrem em contato através do e-mail do coordenador.

Com os melhores cumprimentos,

Professor Roberval Teixeira e Silva