Curso de Verão de Língua Portuguesa celebra a sua 33ª edição e realiza cerimónia de abertura no auditório da Universidade de Macau

17 Jul 2019

O Curso de Verão de Língua Portuguesa, organizado pelo Departamento de Português da Universidade de Macau, teve início, no dia 15 de julho. Durante toda a manhã os alunos tiveram as primeiras aulas, conheceram novos colegas e professores e, para cerca de 100 alunos foi o primeiro contacto que tiveram com a língua Portuguesa.

A cerimónia da abertura decorreu no auditório da Universidade (N2) e contou com a presença do Vice-Reitor para os assuntos globais, Professor Doutor Rui Martins; da Directora da Faculdade de Letras, a Professora Hong Gang Jin, do Director do Departamento de Português, o Professor Yao Jing Ming e da Coordenadora do Curso de Verão, Professora Ana Nunes.

Na cerimónia estiveram ainda presentes vários ilustres convidados, entre os quais se destacaram, os representantes dos serviços e instituições que, desde há já muitos anos, generosamente apoiam a organização deste curso do Departamento de Português, são eles a DSES, através do Fundo do Ensino Superior (Direcção dos Serviços do Ensino Superior), a DSEJ (Direcção dos Serviços de Educação e Juventude) e o seu Centro de Difusão de Línguas (CDL), os Serviços de Turismo de Macau, o Instituto Cultural de Macau, o BNU (Banco Nacional Ultramarino) e os Correios de Macau.

O Curso de Verão mantém o intuito de sempre, dotar os participantes de um conhecimento aprofundado da língua, de uma consciência da sua variedade, riqueza e complexidade culturais e do seu crescente e inestimável valor em todo o Mundo. As dimensões linguística, histórica, social, económica e política de Macau e dos países de língua oficial Portuguesa serão aspectos versados durante o curso. Procurar-se-á uma contante interacção em língua portuguesa, através de actividades culturais como visitas a museus e ao centro histórico de Macau e, também com as actividades extracurriculares, todas elas conduzidas em Português, como formas dinâmicas de ensino/aprendizagem, numa abordagem que se quer simultaneamente lúdica e didáctica.

Durante 3 semanas, os participantes deste curso serão acompanhados por 24 professores com os quais poderão contar e estabelecer bons laços de companheirismo e amizade, contando-se já com o regresso de alguns destes alunos a Macau e, concretamente, ao Departamento de Português da Universidade de Macau.

Media Coverage

1. Curso de Verão de Português da UM atrai mais de 400 alunos [TDM Radio Portuguese] 2019-07-15
  2. 澳大第33屆葡語暑期課程開幕  [TDM telejornal Portuguese] 2019-07-16 Time slot: 19:13 to 22:54
  3. Quase 500 alunos imersos em Curso de Português da UM [Journal Tribunal de Macau] 2019-07-16