Convidamos todos os interessados a estarem presentes nas Palestras comemorativas dos 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões, pela Professora Helena Buescu, Professora catedrática emérita na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 08 e 09 de Outubro de 2024, pelas 15:00 horas, na sala E21-G038.

Professora Helena Buescu

Professora catedrática emérita na

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Professora catedrática emérita na Faculdade de Letras de Lisboa, onde fundou e dirigiu o Centro de Estudos Comparatistas. Colabora regularmente com Universidades estrangeiras, em especial na Europa, Estados Unidos, Brasil, China e Macau, onde tem sido professora ou investigadora convidada. Membro da Academia Europaea e sócia efectiva da Academia das Ciências de Lisboa. Publicou 12 livros, em português e em inglês. Tem o grau Honoris Causa pela Univ. de Bucareste. O título do seu próximo livro, a surgir em 2025 na editora Tinta-da-China, é Heranças Imperfeitas.

RESUMOS

Camões épico

08/10/2024

E21-G038

A epopeia Os Lusíadas, publicada em 1572, conheceu sucesso imediato. Este aspecto é tanto mais apreciável quanto tivermos em conta a complexa constituição e a multiforme inspiração presentes no poema, sobretudo se compreendermos que, para lá do Homem, o grande protagonista (alegorizado) é o Mar, a prata salgada ou salso argento que as proas portuguesas vão rasgando. E o que ambos une, humano e mar, é o tópico da Viagem, centro do poema e da epopeia que ele escreve. Terminamos com a notação, para que Camões remete, da complementaridade, baseada no contraste, entre o Gama e o Poeta. Sem este (a exemplo de Vergílio), aquele não alcança a fama. A glória é, assim, a do POEMA – como Jorge de Sena e Helder Macedo defenderam com acerto.

Camões lírico

09/10/2024

E21-G038

A obra de Camões compreende um grande número de composições líricas e, segundo alguns críticos, teria sido aí que mais excelentemente se manifestou o seu génio. É disto que nos ocuparemos nesta primeira palestra. Dentro dos modelos clássicos italianos que lhe vão conferir o título de poeta petrarquista, Camões escreveu sonetos, canções, odes, elegias, oitavas e éclogas. É nos sonetos e canções que o seu génio poético se expande mais vigorosamente e com maior originalidade. Veremos algumas categorias em que podemos enquadrar os sonetos, alguns exemplos, e suas características.

EM LÍNGUA PORTUGUESA