O DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE MACAU CONVIDA TODOS A CELEBRAR O DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 2024.

No dia 24 de Abril de 2024 terá lugar, pelas 19h, na Aula Magna da Universidade (N2), um evento que contará com oferta de livros do IPOR, uma actuação de capoeira pelo grupo local AXECAPOEIRA, e, por fim, um concerto de música dos diferentes países de língua portuguesa pela BANDA DA CASA DE PORTUGAL EM MACAU.

Sejam bem-vindos e contamos com a vossa presença!

Parceiros:

IPOR

O IPOR – Instituto Português do Oriente tem a sua sede e administração principal em Macau. É uma pessoa coletiva de direito privado, com autonomia financeira, património próprio e natureza associativa.

O IPOR conta entre os seus objetivos preservar e difundir a língua e a cultura portuguesas no Oriente, tendo em vista a continuidade e aprofundamento do diálogo intercultural entre o Oriente e o Ocidente e, em particular, a China e Portugal.

AXECAPOEIRA

A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos de dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade. O surgimento da expressão foi protagonizado pelos negros escravizados como forma de resistência à opressão dos senhores e de preservação das suas identidades culturais. A roda, os instrumentos musicais, o canto e os movimentos corporais compõem a performance em capoeira.

Axé Macau foi a primeira academia de capoeira criada na região. O seu principal propósito é promover o conhecimento da história, música, arte e cultura do Brasil através de aulas educativas e interactivas.

CASA DE PORTUGAL EM MACAU

Associação que congrega os residentes em Macau de nacionalidade portuguesa e os amigos interessados na cultura portuguesa de qualquer nacionalidade. Desenvolve iniciativas de promoção da cultura portuguesa nas vertentes linguística, artística, desportiva, gastronómica e recreativa.

Repertório do concerto:

1. Matias Damásio – Loucos