SEMINÁRIO HÍBRIDO

Português como Língua Pluricêntrica:

conceitos e implicações em sala de aula

28-30/04/2023

PROGRAMAÇÃO PLURI 2023 — MESAS E NOMES

CADERNO DE RESUMOS DO PLURI 2023

LINKS PARA AS TRANSMISSÕES ONLINE – PLURI 2023

Universidade de Macau

Universidade de São José

Prezados professores, estudantes e parceiros,

O Departamento de Português da Universidade de Macau e o Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de São José realizarão o seminário híbrido “PLURI 2023 – Português como Língua Pluricêntrica: conceitos e implicações em sala de aula”, a ter lugar em Macau, China, entre 28 e 30 de abril de 2023.

O seminário conta com o apoio do Instituto Guimarães Rosa (IGR) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), do Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong e do Instituto Português do Oriente (IPOR), e com as parcerias do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), do Observatório de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua, da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo e da Casa do Brasil em Macau.

O PLURI-2023 é sobretudo uma plataforma para a formação de professores. Busca oferecer um espaço de reflexões teórico-práticas sobre ensino com base em conceitos contemporâneos de língua, cultura, identidade e comunidades. Esperamos, assim, partilhar ideias e práticas com professores de diferentes níveis de ensino.

O eixo norteador será a discussão da concepção do Português como Língua Pluricêntrica. O conceito de pluricentrismo, ao mesmo tempo em que abriu espaço para legitimar as diferentes variedades das línguas, trouxe ainda vestígios de uma linguística fundada em modelos centro-periféricos, típicos de epistemologias coloniais que continuam situando algumas línguas e as suas comunidades em lugares desprivilegiados. Nesse sentido, o encontro busca refletir sobre o conceito e discutir o seu impacto e a sua aplicação prática nas salas de aula da contemporaneidade. Apesar das discussões promovidas pelo conceito, observa-se que nas salas de aula a diversidade da língua portuguesa torna-se invisível na maioria dos espaços de ensino.

O encontro será uma oportunidade para profissionais em geral, professores em especial e estudantes de graduação e de pós-graduação manterem-se atualizados com as tendências atuais da pesquisa em torno da língua portuguesa com conferênciaspainéis, rodas de conversa, comunicações e oficinas.

As ideias e trabalhos debatidos no evento ganharão diferentes formatos de publicação:

1. Publicações online das sessões plenárias;
  2. Livro em coedição com editoras de prestígio internacional (com comissão editorial e peer review);
  3. Número especial de uma revista Qualis A cujo tema preliminar é “Reavaliando o conceito de pluricentrismo e as suas implicações em sala de aula”.

Eixos temáticos – não limitado a apenas estes

• Conceito de pluricentrismo: discussão das bases do conceito e das interpretações que recebe nas práticas de sala de aula;
  • Pluricentrismo e os currículos para ensino de língua portuguesa: desafios e necessidades contemporâneos;
  • Variedades de português e a formação de professores, tradutores e intérpretes;
  • Ensino de língua portuguesa em uma perspectiva pluridiversa: reflexões e atividades para a prática de sala de aula.

DATAS IMPORTANTES:

Até 01 de abril – INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Até 10 de abril – INSCRIÇÃO COMO OUVINTE (presencial/a distância)

Obs.: Professores da rede de ensino não-superior de Macau poderão participar e receber certificados que contam como ação de formação (com descrição das atividades e número de horas).

Incentivamos professores de todos os níveis de ensino a virem partilhar suas experiências concretas! Inscrevam-se e apresentem comunicações com as suas vivências de trabalho! Todos são bem-vindos!

ALOJAMENTO

PEDIDO DE ALOJAMENTO

Coordenação Geral

Roberval Teixeira e Silva – Universidade de Macau/Cátedra UNESCO PLM