SETA – 2023
SEMINÁ RIO DE TESES EM ANDAMENTO
19 de Abril de 2023

LIVRO DO SETA (PROGRAMAÇÃO E RESUMOS)

Convite: Apresentação de Projeto Acadêmico

Caros alunos dos Programas de Mestrado e Doutorado do Departamento de Português,

Como parte das atividades de formação de pesquisadores, a apresentação de trabalhos científicos em seminários e congressos acadêmicos é uma experiência fundamental. Nestes encontros, jovens e experientes investigadores têm a oportunidade de colaborar ativamente com pesquisas em andamento, o que permite um contínuo e necessário aprimoramento tanto das pesquisas quanto das áreas científico-acadêmicas envolvidas.

O Departamento de Português está, então, propondo mais uma vez o Seminário de Teses em Andamento (SETA – 2023). Neste evento, os estudantes de pós-graduação, em conjunto com os professores, terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos e colaborar com sugestões para o seu desenvolvimento.

Os mestrandos em fase de elaboração de tese (2º. ano) e os doutorandos (especialmente os que têm bolsas da Universidade, da Faculdade ou do Departamento) terão um espaço garantido para apresentar os seus projetos acadêmicos em Mesas Redondas. Todos os alunos em fase inicial de estudos (1º. ano) terão a possibilidade de interagir com colegas e professores, através das sessões de debate, com o objetivo de conhecer diferentes áreas de estudos do Departamento. Dessa forma, estaremos todos envolvidos.

Abaixo seguem informações gerais.

1 – Objetivos

O SETA – 2023 tem como objetivos:

• Proporcionar a oportunidade aos alunos de mestrado e doutorado de divulgar os seus trabalhos em desenvolvimento no âmbito dos programas de mestrado e doutorado em linguística, literatura, tradução e estudos históricos e interculturais do Departamento de Português
  • Promover a troca de informações e o debate acadêmico entre alunos e professores, a fim de serem partilhadas sugestões e orientações para o aprimoramento dos projetos acadêmicos que estão sendo desenvolvidos;
  • Divulgar as diferentes linhas de estudo contempladas pelos programas de pósgraduação;
  • Contribuir na preparação dos alunos para a organização e apresentação pública dos seus trabalhos;
  • Criar espaço para desenvolverem a sua competência linguístico-discursiva em língua portuguesa por meio do gênero acadêmico oral, habilidade fundamental para a defesa das suas teses.

2 – Organização geral (preliminar)

O SETA-2023 será organizado – preliminarmente – a partir de (uma) conferência(s) com experiente(s) pesquisador(es) e mesas redondas (constituídas pelos alunos). Cada projeto acadêmico será apresentado em uma mesa redonda – com temas afins e duração de 1h30m –, formada por 1 aluno presidente, 4 (ou 3, a depender das inscrições.) alunos apresentadores e 1 ou 2 professores debatedores.

Importante: a duração de cada apresentação será de 15 minutos.

Mesa Redonda: 01h30m

Apresentação dos
projetos:
1 hora
Aluno 01 15 minutos
Aluno 02 15 minutos
Aluno 03 15 minutos
Aluno 04 15 minutos
Sessão de debate:
Professores Debatedores 30 minutos
Audiência

OBS.: Organizaremos o encontro de forma a abrir espaço para apresentações online.

3 – Procedimentos

Os alunos deverão, em conjunto com os seus orientadores e de acordo com a fase em que o projeto de tese está, preencher a “Ficha para Apresentação de Projeto Acadêmico“.

As fichas devem ser enviadas por email para o coordenador do evento, Professor Roberval Teixeira e Silva (robts@um.edu.mo), até no máximo dia 01 de Abril de 2023.

O título do email deve informar o nome do aluno, acompanhado do nome do evento. Por exemplo: “ZHANG Yi (Ana) – SETA-2023”.

Obs.: Sublinhamos que diferentes projetos estarão em diferentes fases: mais iniciais ou mais finais. Entretanto, é importante que todos os alunos, em fase de elaboração de tese, tenham a possibilidade de organizar e apresentar o seu trabalho, na etapa em que está, para partilhar com colegas e professores e receber a colaboração de todos.

Um trabalho acadêmico de alto nível é o resultado do empreendimento e cooperação de muitos profissionais!

Envidaremos esforços para que o evento seja um grande êxito no processo de formação de jovens pesquisadores do nosso Departamento!

Para quaisquer esclarecimentos, entrem em contato através do e-mail do coordenador.

Com os melhores cumprimentos,

Professor Roberval Teixeira e Silva